58% DOS ATENDIMENTOS NÃO SÃO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA- JEQUIÉ

content_id (1)

O Serviço de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (ACCR) funciona desde junho de 2007 no Pronto Socorro do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), importante dispositivo da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde para promover a equidade.

Analisando o gráfico observa-se que de 2009 até 2011 os usuários atendidos pelo Pronto Socorro do HGPV apresentavam maior percentual com perfil hospitalar, pacientes com necessidades de atendimento de urgência e emergência. Entretanto de 2012 para 2014 ocorreu um retrocesso no perfil assistencial do hospital por conta da redução do acesso a serviços de atenção primária à saúde em Jequié, em 2014 58% dos usuários que procuraram a porta de entrada da grande emergência não se adequa a perfil de atenção hospitalar, o que superlota a Unidade e sobrecarrega a equipe da Unidade de Emergência, prejudicando o funcionamento do hospital para os casos que são do perfil hospitalar.

Contribuiu com esta situação o fechamento em 02/01/2013 da única Unidade de Pronto Atendimento da cidade. Em 2007, apenas 29% dos atendimentos tinham perfil hospitalar, em 2014 pontuou na faixa de 42%. O percentual de usuários classificados como verde e azul ainda é considerado alto, mesmo tendo reduzido de 71%, em 2007, para 58%, em 2014, em 2010 teve o melhor perfil, chegou a pontuar 45% de verdes e azuis.

O HGPV tem divulgado em quais situações os usuários devem procurar atendimento no Prado Valadares, mas pela dificuldade de acesso em outros locais, pacientes com necessidades ambulatoriais ainda procuram atendimento na porta da emergência.

Para diminuir esse percentual alto de pacientes (58%) que, mesmo não tendo perfil de urgência ou emergência, ainda procura o HGPV, o município de Jequié deverá definir oficialmente o fluxo dos usuários no Sistema de Saúde e assegurar o atendimento médico ambulatorial com especialistas, para reduzir esta demanda que prejudica o serviço hospitalar.

Espera-se que em breve seja inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Cansanção, próximo à Cidade Nova, o que poderá ajudar na readequação do perfil dos usuários que procuram a grande emergência do HGPV.

obrigado por ter acessado o nosso blog, a coordenação agradeçe, acesse e fique bem informado.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s