SERVIÇO ESPECIALIZADO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO: AGORA TEM NO HGPV- JEQUIÉ

Entrou em funcionamento em 8 de março [dia internacional da mulher] o primeiro Serviço Especializado de Pré-Natal de Alto Risco de abrangência microrregional no Hospital Geral Prado Valadares em Jequié.

A implantação desse serviço no HGPV justifica-se porque os municípios da microrregião de Jequié não possuíam referência para Gestação de Alto Risco na região e ainda têm dificuldade na realização dos exames complementares preconizados pelo Ministério da Saúde.

Além do exposto a REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL faz parte do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, cuja meta é reduzir a mortalidade infantil em no mínimo 5% ao ano, com foco na mortalidade neonatal (0 a 27 dias), o que é seguido pela Secretaria da Saúde da Bahia.

De acordo com o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, este serviço visa melhorar a assistência à gestante de alto risco; reduzir óbitos maternos, fetais e perinatais; criar acesso para gestantes de alto risco; reduzir demanda reprimida e, além disso, possibilitar aos municípios da Microrregião de Jequié atender aos critérios da Portaria/GM nº. 569, de 01/06/2000, do Ministério da Saúde que institui o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), respaldando os Termos de Adesão.

O Serviço oferece 40 atendimentos semanais, com médico especialista em ginecologia e obstetrícia, além de assegurar exames ultrassonográficos, eletrocardiogramas e dosagens laboratoriais disponíveis no hospital. Os exames ambulatoriais não oferecidos pelo hospital são de responsabilidade do município de residência da gestante ou do município pactuado, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização.

CRITÉRIOS DE ACESSO

Todos os 24 municípios da microrregião de Jequié podem encaminhar Gestantes de Alto Risco com diagnóstico médico, mediante marcação pelo Sistema do Município de Jequié;

Todas as gestantes deverão ser encaminhadas com toda rotina laboratorial de pré-natal e citologia oncótica colhidas na unidade de saúde;

Ficha de referência devidamente preenchida, carimbada e assinada;

Algumas gestantes poderão ser contra-referenciadas à unidade de saúde de origem, caso não seja comprovada a situação de risco e para que as vagas não sejam ocupadas desnecessariamente.

O horário de atendimento é das 14 às 18 horas todas as segundas e quartas-feiras, exceto feriados.

Demais informações e critérios para encaminhamento acessar em http://www.saude.ba.gov.br/hgpv/servico_prenatal_alto_risco_hgpv.htm

Gilmar Vasconcelos
Diretor do HGPV
Jequié

Anúncios

obrigado por ter acessado o nosso blog, a coordenação agradeçe, acesse e fique bem informado.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: