Conselho Municipal de Meio Ambiente de Jequié

acondema02

O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, deu posse aos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), nesta quarta-feira, 2 de setembro, em solenidade que contou com a presença de todos os titulares e suplentes; do secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Walter Sampaio Filho; e da diretoria de Meio Ambiente, Maria Cruz; do vereador Eliezer Pereira. A entidade nasce forte por ter uma composição bastante representativa, tendo em seus quadros profissionais das mais diversas áreas ligadas ao meio ambiente, além de representantes de segmentos da sociedade civil organizada ONG AMAJE-BA(Amigos Associados de Jequié, coordenador Abdijalili P B Filho, a exemplo do Conselho Comunitário, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Associação Comercial e Industrial, entre outros.  

O prefeito Luiz Amaral reafirmou o seu compromisso de administrar o Município com a participação da sociedade, citando vários encontros realizados com associações, sindicatos, conselhos e outras instituições importantes. “Muitas decisões são tomadas a partir de amplos debates em conferências e reuniões”, justificou. Amaral destacou também a importância de um conselho autônomo para fiscalizar e contribuir com a adoção das políticas públicas.  

Luiz Amaral chamou a atenção ainda para os desafios do Município em relação à preservação ambiental. “Vivemos numa cidade cheia de problemas: poluição visual, poluição sonora, degradação ambiental de toda ordem, tanto na cidade como na zona rural”, disse. No entanto, deixou claro, que Jequié não está parada. Esses problemas estão na pauta de discussões faz tempo, inclusive durante a elaboração do Plano Diretor Municipal de Jequié aconteceu um amplo debate que terminou com o Código do Meio Ambiente e de Posturas, sendo uma das diretrizes especificas destacadas no Plano. 

Repercussão  

A atitude do prefeito de Jequié, Luiz Amaral, de colocar as questões ambientais na pauta de prioridades da administração municipal foi muito elogiada durante a solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA). O representante do Instituto de Gestão das Águas, João Magno; o empresário Márcio Cardoso, representante do Conselho Comunitário; Celso Argolo, do Fórum Sindical; a professora Cláudia Coelho, da Uesb; José Marcos, da Associação Comercial e Industrial; Rita Rodrigues, da 13ª Dires; comentaram a forma como a Prefeitura vem atuando em relação a política pública de meio ambiente e seus desafios.  

“A Uesb é parceira desse projeto que busca construir uma Jequié mais sustentável”, disse a representante da Uesb, Cláudia Coelho. E acrescentou: É um avanço ver a questão ambiental como tema central no planejamento público e se disse satisfeita com a forma de atuação da Prefeitura no momento em que abre o debate com a participação de toda a sociedade.

Anúncios

obrigado por ter acessado o nosso blog, a coordenação agradeçe, acesse e fique bem informado.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: