Jorge Hage fala no Bom Dia Ministro sobre iniciativas da CGU para aprimorar o controle dos gastos públicos

 O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (2/7) entrevista o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage. No programa, o ministro fala sobre iniciativas mais recentes da CGU para ampliar a transparência sobre a administração, aprimorar os mecanismos de controle sobre os gastos públicos e combater a impunidade. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da Republica e transmitida ao vivo pela NBR TV, via satélite, das 8h às 9h.

O Portal da Transparência do Governo Federal, criado no final de 2004, divulga à população mais de 800 milhões de informações, expondo ao controle social cerca de R$ 5,6 trilhões do orçamento da União. São recursos aplicados diretamente pelo Governo Federal ou repassados a estados, municípios, organizações não-governamentais ou, ainda, diretamente ao cidadão, como no caso de programas sociais.

O Portal traz ainda o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis), um banco de informações mantido pela CGU, que consolida e exibe a relação das empresas que sofreram sanções por órgãos e entidades da Administração Pública das diversas esferas federativas e que, por isso, ficam impedidas de contratar com a Administração Pública.

Outro assunto a ser tratado pelo ministro Hage é o Observatório da Despesa Pública (ODP), que utiliza os mais modernos recursos da informática para acompanhar os gastos governamentais, aprimorando o exercício do controle interno. Há duas semanas, o ODP recebeu o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria de Melhor Projeto de Informática Pública.

Participam do Bom Dia Ministro, com perguntas ao vivo, as rádios Princesa FM (Feira de Santana/BA), São Francisco (Caxias do Sul/RS), CBN Manaus (Manaus/AM), Gazeta 1260 AM (Maceió/AL), Educativa (Campinas/SP), Rural de Santarém (Santarém/PA), Itatiaia (Belo Horizonte/MG), 96 FM (Palmas/TO), Banda B (Curitiba/PR), BandNews (Rio de Janeiro/RJ), CBN (Recife/PE), O Povo/CBN (Fortaleza/CE), Capital FM (Campo Grande/MS), Sociedade (Salvador/BA) e BandNews FM (Brasília/DF).

O Programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.imprensa.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da “Voz do Brasil”. Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República

Anúncios

obrigado por ter acessado o nosso blog, a coordenação agradeçe, acesse e fique bem informado.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: