Por Uma Ecologia Humana – Sobre a Necessidade de Rever Profundamente o Código Florestal – IV

 Por Luiz Prado

Viajando pelas áreas rurais da Ásia, uma das visões mais encantadoras são os terraços. Eles podem ser vistos em muitos lugares, da Indonésia – os de Bali são lindíssimos – às Filipinas.

Os terraços de arroz de Benaue, nas Filipinas, esculpidos nas montanhas há cerca de 2.000 anos, e dos quais os filipinos falam, com justificado orgulho, como a 8ª. maravilha do mundo. Esses terraços, estão a cerca de 1.500 metros de altura e cobrem mais de 10 mil quilômetros quadrados. Deles, é possível ter uma vaga idéia observando as imagens abaixo

Uma imagem de uma área de terraços para a agricultura na Indonésia dá uma idéia de sua praticidade até mesmo para a contenção das águas da chuva. Em muitos casos, esses terraços têm sistemas de irrigação por drenos, sem risco de erosão de solos já que todos estão em planos horizontais.

Nada muito diferente do que se encontra, na América Latina, em Machu-Pichu, que está situada a 2.400 metros de altura.

No Brasil, idéias assim seriam consideradas ofensivas pelos “ambientalistas”, pelo truculento Código Florestal, por adentrarem em “topos de morro” – protegidos pela Coroa para a construção de palácios, igrejas e fortalezas –, pelo delive, e pela altitude (o Código proíbe qualquer tipo de remoção de vegetação em áreas situadas acima de 1.800 metros). Ainda legislam em Brasília como se fossem a Coroa portuguesa!

De fato, o Código Florestal como elaborado no início do regime militar e depois modificado por conchavos auto-intitulados “ambientalistas” precisa de ser zerado e totalmente revisado. Até porque, já há leis específicas para a Mata Atlântica e para as florestas Amazônicas.

Quem quiser saber quantas vezes esse Código já foi remendado, e como, é só ir em www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4771.htm.

Essa turminha continua induzindo à confusão entre áreas de preservação permanente e áreas de risco geológico.

  • A pergunta que não quer calar é: por que o MP ambiental não procura saber as razões pelas quais a qualidade das águas dos rios continuam a piorar no Brasil?  Fonte: Luiz Prado Blog.
Anúncios

Tags:

obrigado por ter acessado o nosso blog, a coordenação agradeçe, acesse e fique bem informado.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: