Dengue em Jequié: Estado de Emergência!

Dengue em Jequié: Prefeitura Decreta Estado de Emergência.

dengue

Já foram notificados 3.174 casos de dengue em Jequié, sudoeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o decreto 10.567, do dia 16/01/2009 já estava em funcionamento interno, mas devido ao crescente número de casos notificados, o estado de emergência foi oficializado esta semana junto aos vereadores e autoridades locais.

Números

Destes 3.174 casos, 839 foram confirmados, e 11 deles correspondem à dengue hemorrágica. Foram registradas 08 mortes desde novembro de 2008, onde 02 já foram descartadas (não foram causadas por dengue), 01 confirmada (dengue com complicações), e 05 ainda estão sob investigação.

Apoio

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia criou uma unidade de pronto-atendimento 24 horas no campus localizado no bairro Jequiezinho, com 21 leitos disponíveis aos pacientes com suspeita de dengue. De acordo com Estela Souza, Secretária de Saúde de Jequié, estão sendo criadas mais duas unidades: uma no bairro Joaquim Romão e outra no bairro do Mandacaru. Estas unidades ainda não estão em funcionamento, pois médicos estão sendo providenciados.

As Diretorias Regionais de Saúde (Dires) de Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus e Salvador estão dando apoio, enviando técnicos e veículos para o auxílio no combate à dengue. A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista está enviando remédios, e a Secretaria de Saúde de Cruz das Almas já enviou 2.300 telas para a cobertura de tanques. O Corpo de Bombeiros e demais órgãos do município de Jequié estão mobilizados e atuando diretamente na “guerra” contra a dengue.

 SESAB mente sobre dengue em Jequié

gengue-02

Tentando passar papa na boca do jequieense, assim está a Secretaria de Saúde do Estado num ato covarde e irresponsavel. A mesma enviou dados à imprensa nacional apontando apenas um caso de morte por dengue no município, apontando o segundo da Bahia em Porto Seguro. São dados mentirosos e insinuam pouca importancia para com as vítimas da doença em nosso município.

Temos duas explicações para essa negligência: ou a SESAB está desqualificando os médicos de Jequié ou pensando em se safar do noticiario nacional, pois ao que se sabe já foram detectados mais de dois mil casos da doença, sendo até a última sexta, dia 31 de janeiro, 541 confirmados.

 

 Negligência aumenta caso de dengue em Jequié

 

contra_dengue_211

 DENGUE EM JEQUIÉ…

A dengue é um sério problema de saúde que afeta todo o Estado brasileiro. E a sociedade deve se conscientizar que não bastam as ações de combate do poder público, mas um conjunto de ações com a colaboração de todos. São muitas as reclamações que recebemos de pessoas preocupadas com a disseminação da doença. O mosquito Aedes Aegypti se adapta muito facilmente e pode levar uma pessoa à morte em menos de 24 horas, por isso o cuidado deve ser redobrado. Apesar da seriedade do assunto, algumas pessoas fazem vista grossa e deixam água acumuladas nos vasos de plantas sem o devido cuidado, tanques abertos, pneus com acumulo de águas, enfim, são desleixados mesmo: alguns não estão nem aí se isso é um problema social. Porém, a questão é que saúde pública é dever do estado, mas responsabilidade de todos.

A negligência de moradores que não se importam com o assunto virou notícia nesta manhã no programa Jequié Urgente da 93 FM. Moradores falavam indignados sobre a falta de cuidado de alguns vizinhos, a exemplo de tanques descobertos  e terrenos abandonados com indicio do mosquito.

 

dengue-01

Não se sabe ao certo qual o sentimento que toma a população jequieense nesse momento. É notório que existe um misto de pânico e perplexidade diante do assombroso aumento de casos de dengue em nosso município. Surpreendentemente a população foi castigada duramente, apesar de ser um momento de dor pra toda a população é necessário que se reflita quais os erros que possibilitaram esse aumento. Talvez pela falta de cuidado, desleixo, ou simplesmente por não possuir condições de fazer a cobertura de seus reservatórios de água a população, deve assumir sua parcela de culpa e se mobilizar, de outra parte esta o poder público que na sua gestão anterior não tomou as precauções adequadas, se as mesmas fossem tomadas isso não teria ocorrido mesmo porque se sabe que a dengue é um risco eminente e deixar as questões de saúde ao Deus dará é no mínimo comodismo.
Mas a conta está sendo cobrada, infelizmente com um preço muito caro a vida de muitas pessoas que de forma rápida e dolorida deixaram seus entes queridos.
Por falar em números esse é um capitulo a parte, não se sabe ao certo o motivo de tanta disparidade entre os dados da SESAB e a real situação da dengue em Jequié, estão escondendo o que? Para que? Estamos vendo nossos amigos, vizinhos e moradores aqui do Joaquim Romão morrer, contabilizo 6 os que tenho conhecimento que vieram a óbito e muitos estão internados com dengue hemorrágica
.

O pânico é tamanho que muitos moradores já deixaram e outros pensam em deixar o município enquanto esse surto não estiver controlado. Que a sociedade jequieense juntamente com o poder público possa virar esse jogo, essa uma batalha em que todos nós seremos ganhadores.

 

 

DENGUE EM JEQUIÉ: COMUNIDADE REAGE E EXIGE PROVIDÊNCIAS DO GOVERNO

 

dengue-03

A exemplo do que aconteceu a alguns dias atrás, várias pessoas oriundas de diferentes bairros fizeram mais uma passeata de protesto no centro da cidade de Jequié, no final da tarde desta terça-feira (10), cobrando providências urgentes e eficazes do governo municipal para combater o surto de dengue que se instalou no município. Inicialmente localizada no bairro Joaquim Romão, a doença está se proliferando para outras localidades, como o bairro Mandacaru, apesar da prefeitura – em parceria com o governo Estadual – ter intensificado algumas ações para eliminar o mosquito Aedes aegypt, depois que a situação se agravou.

dengue-04

Na mobilização desta tarde, muitos familiares e amigos mostraram as fotos das vítimas fatais da doença. Vários, inclusive, estavam vestidos com camisas mostrando a foto da jovem Paulete, que tinha 27 anos quando morreu na semana passada vítima da dengue hemorrágica, contraída na “Cidade Sol”. Segundo Wilma Lima, microempresária e uma das organizadoras da mobilização, Jequié ficou nessa situação devido à falta de ações preventivas do governo municipal. “Em nossa primeira manifestação, a jovem Paulete estava conosco. Agora ela é mais uma das vítimas do descaso daqueles que têm a obrigação de proteger a vida da população e não o fazem”, reclama Wilma. “Mesmo assim, continuaremos na luta. Outras manifestações faremos até acabar essa onda de dengue e morte em nossa cidade”, avisa.

Para finalizar a atividade, às 19h40, os manifestantes se deslocaram para a Praça Rui Barbosa. Após fazerem um círculo de oração no local, as pessoas foram para a Câmara de Vereadores participar de uma Sessão Especial sobre a dengue em Jequié. 

 

 

 

 

 

Tags:

19 Respostas to “Dengue em Jequié: Estado de Emergência!”

  1. misael Says:

    BOM DIA,VIMOS POR DESTA OFERECER-LHES UM PRODUTO QUE VEIO PARA ACABAR DIFINITIVAMENTE CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE E OUTROS INSETOS,CAPAS PARA CAIXA D`AGUA DE TODOS OS TAMANHOS E FORMAS.

    Curtir

  2. francine Says:

    oolha isso é demais, adorei a acanpanha cada vez mais vamos ouvir diga NAO a dengue Sem DENGUE no Brasil

    Curtir

  3. fernandinho Says:

    Eu gostei bastante do comentario que fala sobre a dengue

    Curtir

  4. Bruna moura Says:

    Todos nos deveriamos combater a dengue vamos nos prevenir do mosquito Aedes Aegypti diga nao a dengue.Amei a campanha do combate a dengue voces estao fazendo sua parte e eu tambem blz

    Curtir

  5. CLAUDIA Says:

    ISSO PARA MIM E MUITO IMPORTANTE, CONTINUI ESSE BELISSIMO TRABALHO…

    Curtir

  6. Isabely Says:

    Nossa que shooooow *-*
    Uma SUPEEEEEEEEER campanha contra dengue;
    parabééns para vocês..!
    beiios

    Curtir

  7. raiane Says:

    E muito importante sobre a dengue que as pessoa tenham sempre cuidando com suas plantas e vasos….
    abraços e beijos…

    Curtir

  8. thais Says:

    adorei essa campanha da dengue
    continue sempre assim!
    todos contra a dengue!

    Curtir

  9. Roberto Luiz de Lima Says:

    Saudações,

    Dengue em Vasos e Pratos de Plantas Nunca Mais !!!

    Lançamento pratos anti dengue em plastico reciclado para vasos e xaxins que não permite ao aedes desovar e economiza agua.
    Patente deerida anti dengue para vasos e pratos de conhecimento de varias autoridades desde 1997.

    Mais informações :www.guira.ind.br

    Curtir

  10. Daiene M. de Andrade Says:

    Bacana essa iniciativa de concientização sobre a dengue….
    Seria interessante se todos cuidassem de seus quintais(…),
    e que não esperassem para um orgão publico pra fazer a limpeza.
    Para disser NÃO a dengue devemos fazer a nossa parte primeiro…

    Belissimo trabalho!!!!!!!!

    Beijos

    Curtir

  11. Neunilha Kuasney Says:

    Amigos vamos deixar nossas casas e comercios sem o mosquito da dengue contra isso já existe a Menito é contra o mosquito somos fabricantes de capas para caixa de agua e protetores para vasos em tecido, vendemos qualquer quantidade.
    grata consulte nosso site

    Curtir

  12. lucas medeiros da silva Says:

    queimados baixada fluminense precisa de uma reportagem como essa tem muito foco da dengue aqui

    Curtir

  13. ednaldo miranda Says:

    sou de jequie estou em ipatinga vamos acabar com essa praga em nome de jesus

    Curtir

  14. TEXTIL MENITO LTDA Says:

    Boa tarde
    Excente reportagem mas é necessário contribuir com alguns itens que ajudam muito, nossa empresa é fabricante de varios itens e entre eles estão a capa para caixa de agua em tecido especialem varios tamanhos, e capa para pratos de vasos de tdos os numeros, não deixe visiatr nosso site.
    duvidas envie as suas.
    Grata
    Nina

    Curtir

  15. josefa Says:

    muito bom para minha pesquinha

    Curtir

  16. miriam Says:

    oi
    trabalho com endemias e me enteressei pelo trabalho .
    controlar a dengue e um dever de todos.

    Curtir

  17. luisa bla bls Says:

    ai a dengue ta pegando mesmo ´né?
    ai, tenho ate que fazer um trabalho sobre a dengue na escola por ta entrando o verão sabe beijos a gente se ve nenhum dia tchauuu!!

    Curtir

  18. Talita Says:

    Gostei do trabalho sobre a epidemia de dengue, muito bem feito, vc foi uma cidadã por completa, muito legal sua atitude.

    Curtir

  19. Gabriela De Almeida Rodrigues Says:

    olá!!!Eu quero falar para podermos combater mais a dengue PROTEGE – SE!!!

    Curtir

obrigado por ter acessado o nosso blog, a coordenação agradeçe, acesse e fique bem informado.