Bahiagás apóia educação ambiental nas escolas da rede estadual

educacao_ambiental_itaipu

Disciplina, coletividade e respeito ao meio ambiente são valores indispensáveis na vida de qualquer um de nós. Esses fundamentos norteiam o Projeto Verde Vida, cujo objetivo é proporcionar a jovens, na faixa etária de 10 a 17 anos, maior conhecimento sobre preservação da natureza e os princípios do escotismo. Agora, com o incentivo da Bahiagás, que investiu R$ 25 mil no projeto, aproximadamente 600 estudantes de escolas da rede pública estadual participarão de atividades lúdicas e teóricas sobre educação ambiental.

Desenvolvido pelo Grupo de Escoteiros Baden Powell, o projeto vem promovendo encontros aos sábados à tarde, na sede da organização, no Parque Metropolitano de Pituaçu.

Neste sábado (6), o grupo de monitores-escoteiros do projeto irá realizar uma série de atividades, com 130 adolescentes da Escola Estadual Rotary, de Itapuã.

Além de caminhada ecológica pela ciclovia e por encostas do parque, os alunos realizarão jogos integrativos para testar coordenação motora, percepção, organização e espírito de trabalho em equipe.

Os jovens participarão de duas oficinas científicas. Uma, sobre densidade da água com o uso de sal e ovo, e outra que vai explicar como improvisar um filtro de água utilizando brita, carvão e areia.

Os alunos também assistirão a palestras sobre biodiversidade, recursos hídricos, reciclagem e ações em prol do meio ambiente. “Nossa intenção é difundir o conceito secular do escotismo de zelo pela natureza”, explica o dirigente do Grupo Baden Powell e idealizador do projeto, Antônio Jorge Moreira.

Ainda este mês, os alunos da Escola Estadual Sátiro Dias (Pituba) visitarão a reserva ambiental de Pituaçu. O projeto encerra o ano promovendo um encontro com todos os alunos e professores participantes. O objetivo é fazer uma avaliação final e definir as atividades que poderão ser desenvolvidas em sala de aula.

Para quem quiser conhecer de perto as atividades do grupo de escoteiro, a sede da entidade, no Parque de Pituaçu, fica aberta à visitação pública todos os sábados, das 13 às 17h.

O acesso mais indicado é pela Avenida Pinto de Aguiar. A sede do grupo fica a 800 metros após a entrada do Estádio de Pituaçu. Informações pelos telefones (71) 8832-9450/9184-6681.

Baden Powell

Quase todo mundo associa o nome do grupo de escoteiros responsável pelo Projeto Verde Vida ao célebre compositor e violonista brasileiro Baden Powell. Mas, de fato, o homenageado é o homônimo original, o general inglês Robert Baden Powell Stephenson Smith, que fundou, em 1907, o escotismo no mundo.

O curioso é que o Baden brasileiro foi assim batizado numa homenagem de seu pai, um veterano escotista, ao Baden britânico. Segundo Antônio Jorge – também administrador de empresas – existem 13 grupos de escoteiros em Salvador.

“O escotismo preza a formação de caráter, com base na educação, família e religião. Queremos, com este projeto, melhorar o desenvolvimento humano dos alunos da rede pública”, afirma.

05/dez/2008

Fonte: Agecom 

Anúncios

Tags:

obrigado por ter acessado o nosso blog, a coordenação agradeçe, acesse e fique bem informado.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: